Ano Novo Chinês no Brasil
São Paulo parou neste final de semana para celebrar o ANO NOVO CHINÊS - com todas as tradições chinesas, muita festa, alegria, comida exótica e deliciosa - o bairro da LIBERDADE se vestiu de vermelho e dourado, recebeu vários dragões e cachorros para saudar mais de 5.000 anos de história e cultura. 
O chinês mede a passagem do tempo pelo calendário lunar, em ciclos de 60 anos. Um ciclo completo é composto de cinco ciclos simples de 12 anos cada um. Doze animais foram atribuídos a cada um desses anos: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e porco.
2006 é o ano lunar do cachorro. Esse período é voltado para a justiça e a afeição e o esporte e a arte ficam no auge das atenções.
Tradição e oportunidades
A 1a Festa de Ano Novo Chinês em São Paulo tem como objetivo apresentar no Brasil os costumes chineses durante as comemorações da mais importante data daquele país.
O evento, que passará a fazer parte do calendário de festividades da cidade de São Paulo, será um espaço privilegiado para a promoção institucional e para expor a marca de toda empresa interessada em ganhar visibilidade e explorar as oportunidades de negócios entre Brasil e China.
A China no Brasil
A presença chinesa no Brasil data de 1812, quando 400 plantadores de chá se instalaram no País a convite de Dom João VI, mas só se intensificou na década de 1950. Hoje calcula-se que cerca de 200 mil pessoas entre chineses, naturalizados e descendentes morem no Brasil. Aproximadamente 90% dessa população vive na capital paulista, em bairros que se tornaram redutos de imigrantes orientais.
Apesar desse contingente, da influência da cultura chinesa no cotidiano dos paulistanos e das relações comerciais que vêm se estreitando, a China ainda é uma grande desconhecida dos brasileiros.
