Jean Wyllys é a favor do beijo na novela América
“Lupa, Li o texto acerca do possível beijo gay em América. Como sempre, você escreve bem e com humor. Gosto de ler, de verdade. Mas penso um pouco diferente de você (e essa opinião está expressa na crônica “Homens”, deu meu livro “Ainda Lembro”).Acho que o beijo entre os personagens fictícios, se bem conduzida a trama que os envolve, não vai chocar a ninguém, nem mesmo às avós. Gratuito e associado a todos os clichês de homossexualidade historicamente presentes na mídia, ele seria rejeitado e, talvez, chocasse os telespectadores. Mas exibido como o fruto de um amor entre pessoas que se respeitam e que têm, como qualquer ser humano, o direito de amar e ser feliz, esse beijo será aplaudido. Mostrá-lo talvez seja até didático moral e eticamente, pois trataria- se de tirar a peneira da frente do Sol, uma vez que senhoras idosas e adolescentes sabem que homossexuais existem e, como todo ser humano que deseja, eles beijam na boca. O silêncio em torno das práticas amorosas homossexuais (em quase nada diferentes das práticas heterossexuais) é uma maneira de matar simbolicamente os gays, pois, já dizia o filósofo da linguagem e semiólogo Umberto Eco, aquilo que não tem representação em palavras ou imagens não existe.
Os gays, como todos os seres humanos, querem existir. A prova de que, bem conduzida a trama, o beijo será aceito é que novelistas como Manoel Carlos, Miguel Falabella, Gilberto Braga e Agnaldo Silva conseguiram emplacar cenas entre homossexuais que arrancaram elogios do grande público. Agnaldo Silva, então, conseguiu emplacar vários selinhos entre Leonora e Jenifer e uma cena linda de uma noite de amor entre as duas. Por tudo isso, sou a favor do beijo na novela. Mas se o beijo não vier por pressão daqueles que não o querem, consolo-me com o poema de Drummond que diz: “Amar. Amar a nossa falta mesma de amor. E, na nossa secura, amar a água implícita, o beijo tácito e a sede infinita”. Um beijo.”
Agradecimento ao amigo Valdeck Almeida responsável pelo blog http://www.jeanwyllysmattos.blogspot.com/
Campanha para que Zeca e Júnior se beijem!!!
Olá, amigas e amigos do Estruturação,Na sexta-feira 4, o Brasil pode viver um momento histórico para a causa LGBT. A novela das oito, a atração televisiva mais vista no país e de uma das maiores de maior audiência do mundo, pode mostrar, pela primeira vez na história da TV nacional, um beijo de língua entre dois homens em uma produção brasileira. A autora Glória Perez, que tem defendido o personagem Júnior e o beijo de língua entre os personagens, tem recebido pressão de setores conservadores via canais de atendimento ao telespectador da Rede Globo contra a cena.
Vamos fazer nossa parte e mostrar que esse beijo deve acontecer em nome de uma sociedade livre. Ligue para a central de atendimento da Rede Globo (21 2461 1500 e digite 9) ou entre em http://redeglobo.globo.com/TVG/0,,F0-3914,00.html ou vá a http://www.redeglobo.com.br e clique em Fale conosco (canto superior direito da tela).
Vamos lá, peça o beijo! Não seja apenas um/a telespectador inerte desse momento, pois sem sua ajuda ele pode nem acontecer!
Vamos fazer história!
Estruturação - Grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros)
de Brasília Fundado em 1994 Ganhador do Prêmio Nacional de Direitos
Humanos 2003 (concedido pelo Governo Federal) Organizador do XII
Encontro Brasileiro de Gays, Lésbicas
Transgêneros (EBGLT) - novembro/2005
SRTVS 701 Ed. Assis Chateaubriand Bloco 1 Sobreloja salas 27/28
CEP 70340-000 Brasília DF
Tel.: (61) 3036-4544
E-mail: estruturacao@estruturacao.org.br
O nuances desenvolverá o projeto Educando para a Diversidade que capacitará, na primeira fase do projeto, 50 professores da rede municipal de ensino através de curso de formação no período de
20 de Outubro a 15 de Dezembro.
O projeto Educando para a Diversidade tem como objetivo contribuir para a efetivação de políticas educacionais na promoção dos direitos humanos e da diversidade sexual no âmbito da educação infantil, ensino médio e fundamental.
Será feita também uma pesquisa com os professores.
Serão cinco módulos que trabalharão questões como etnia, classe social, gênero, discriminação e acesso a justiça, educação e trabalho, juventude e manifestações culutrais e políticas de saúde e vulnerabilidade.
O primeiro módulo será apenas para professores da rede municipal.
O curso será de 40 horas/aula. Os alunos receberão certificados do nuances/MEC/SMED.
A abrangência do projeto nas duas fases compreeende as redes de ensino municipal e estadual no município de Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale dos Sinos.
Este projeto tem financiamento do Ministério da Educação e apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As inscrições já estão abertas no nuances - fone: (51) 3286.3325 ou e-mail: nuances@nuances.com.br
nuances - Grupo pela Livre Expressão Sexual
Mais informações acesse: www.nuances.com.br



